quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sessão do Descarrego: Apresentando Jurassic Dark

Notas do Reverendo: A Sessão do Descarrego é nossa sessão para colocar debates, ideias, declarações e manifestos das pessoas que nos ajudam e ou apoiam e que acompanham esse blog. Se você tem algo para Descarregar e lavar a alma mande para o mail ferauz@gmail.com, mande também o apelido que você quer assinar o texto ou diga que quer usar seu nome real. Tudo que for escrito na Sessão do Descarrego será de total e exclusiva responsabilidade do Autor, os colabores desse blog lavam suas mãos e tentarão manter livre de qualquer tipo de censura essa sessão espiritual espirituosa.


Bem, o Reverendo falou que eu posso escrever. Parabéns pela iniciativa do blog e vamos lá.

O que é a Campininha?

Nos anos 80 me lembro que era um termo pejorativo usado pelos habitantes de Goiânia pra se referirem ao Setor Campinas, que já era uma cidade estabelecida antes da fundação de Goiânia. E mais. O termo era usado pejorativamente para designar o habitante de Campinas, como se fosse ‘mané’, uma pessoa atrasada, alguém inferior ao goianiense.

Sabemos que isso ocorre em todos os lugares do mundo. Aqui mesmo alguns babacas de Brasília se sentem superiores ao goianiense que tacham, entre outras coisas, de ‘Goiás Véi’. Cariocas babacas também se sentem superiores à população do resto do país e mesmo dentro da cidade do Rio de Janeiro, os que moram na Zona Sul se sentem superiores aos que habitam a Linha Amarela aos quais apelidaram jocosamente de ‘amarelinhos’.

Já ouvimos mais de uma vez o termo ‘playboy da Mooca’ que os paulistas usam pra designar alguém que consideram um ‘joão-ninguém’, um ‘tadinho dele’ que quer ser um de nós mas não é, nem nunca será.

Esse comportamento é verificado em todas as culturas do mundo em todos os tempos e, eu disse cultura?

Acho que cultura todo mundo tem, mas deve-se aliar essa cultura ao conhecimento e à inteligência.

Discriminar pessoas é típico de gente burra, é muito classe média (e que também se torna coisa de pequeno burguês ascendente), é coisa de fascista, de nazista.

A iniciativa desse blog de se chamar Páginas da Campininha é louvável por ajudar a resgatar um termo que já foi pejorativo, assumi-lo como identidade e, logo, como diferença.

Hoje em dia o termo Celta está na moda, é música Celta, cultura Celta, Wicca, etc. Mas até bem pouco tempo era sinônimo de ‘Jeca’ na Europa. Agora, nos dias de hoje, essa etnia aprendeu a valorizar a beleza, a singularidade desse termo (Celts, Kelts) como cultura deles, orgulho deles e a moda está aí pra quem quiser usar.

Mais uma vez parabéns ao blog e até a próxima.

Jurassic Dark

******************************************************************************
Jurassic Dark tem um video bar em Goiânia, o HORDA GOTH.
Uma opção pra quem não gosta de musica sertaneja e outras "maravilhas" da cultura pop local. Com djs nos fins de semana para que se ouça musica Gotica, E.B.M., Industrial, Punk...Já tendo varias festas bacanas no seu histórico. Para saber mais:
Rua 59-A n.460 S.Aeroporto Fone: (62) 3225-4037
Goiânia-GO
http://www.hordagoth.cjb.net

10 comentários:

Reverendo FerAuZ disse...

Obrigado pela força kamarada, agradeço em nome da Comunidade Campineira.
Engraçado que Campininha, Campineiro, Galera da Campininha são termos que usamos com orgulho. E nem é menos sublime por ter sido um termo pejorativo antes, pois campinas tem muito mais que o dobro da idade do resto de Goiânia e é o segundo bairro em arrecadação fiscal.
Esse estigma antigamente realmente existia, qdo eramos crianças jogando RPG e descobrimos uma loja de RPG na cidade fomos até lá. E alguns hoje bons amigos já me confessaram que achavam que akela mulecada de campinas, a maioria cabeludo e quase sempre de preto eram uns maloqueiros. Ficavamos chocados qdo pessoas demonstravam medo de vir até Campinas, sendo que sabiamos que era muito mais tranquilo que os bairros nobres onde os boys moravam.
Pra quem tem essa necessidade de termos pejorativos pra se sentir superior aos outros so tenho uma frase pra dizer:
"Esta expulso!!!!"

Gabriel Leite disse...

Legal a iniciativa deste Blog de abrir este espaço para o leitor. É sempre bom debater nossos textos.
Parabéns pelo Blog

Unknown disse...

Muito bom, vou voltar !
parabéns !

Anônimo disse...

Eu sou campinha!!!!DRAGÂO!!!!
The Champs, é nois nas fritas!!!

young vapire luke lestat disse...

Gostei da iniciativa ...




[]s L.Sakssida

César Schuler disse...

Debates, ótimo!

Anônimo disse...

É o seguinte, a "tia" fechou o blog dela, é apenas para doces pessoas más. E não para qualquer vista. Se vc quiser entrar na lista, vem nesse blog aqui e deixa seu email da conta google que eu te adiciono.

Wanderson "Wans" disse...

É Reverendo, fico feliz de ver que esse espaço está crescendo em criatividade.
Quero, como a maioria dos brasileiros, "descarregar" 1.000.000.000 de volts nos nossos "queridos" representantes do povo. Com a sua benção.

CORAL ASSIS CHATEAUBRIAND disse...

Seção de Descarrego:

Num é justo vc ler e pesquisar tanto pro blog e num ter escrito até hoje uma página da minha monografia!rs...
(Acho que essa seção pode ser aqui tb e não só por email.)

Essa falta de ajuda prárica sua pode ser uma forma de preconceito!Preconceito com os irmãos mais novos.Viu que o preconceito num parte só da classe média como vc escreveu acima?

Sobre a saldosa campininha é um bairro no centro com ar de interior que num pode ventar que acaba a luz. hehe (exagero, pode ser coisa da celg e tb tô falando do ultimo vendaval de Goiânia) Coisa de interior aí a gente liga uma vela...mas infelizmente com a falta do pc e da tv vamos durmir.No passado talvez conversariamos,hoje somos escravos das tecnologias que tem distanciado as pessoas,mas num é só a tecnologia a culpada...(isso é outro assunto)

blá blá blá viajei um poquim rs...

Anônimo disse...

O HORDA não existe mais desde 8 Nov 2007. Agora Jurassik Dark e DJ Buda abriram o LIMBO.contato - http://limbocafe.multiply.com