quarta-feira, 10 de outubro de 2007

"Radioactivity, Discovered for Madame Curie"

Marie Sklodowska nasceu no dia sete de novembro de 1867 na Varsóvia, hoje atual capital da Polônia, mas na época era parte do Império Russo. Com ajuda da família ela mudou ainda jovem para Paris. Licenciou se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne. Foi à primeira mulher a lecionar neste prestigiado estabelecimento de ensino e lá conheceu Pierre Curie, com quem se casou e pegou o nome em que seria mundialmente e historicamente conhecida: Marie Curie.
Henri Becquerel, outro crânio da época, incentivou Marie Curie a estudar sua ultima descoberta as radiações. Que até então só se conhecia a partir do Urânio. Junto com o marido Marie começou a estudar os materiais radioativos, procurando novos elementos radioativos que deveriam existir em determinados minérios como a pechblenda (que tinha a curiosa característica de ser mais radioativa que o urânio que dela era extraída)
Esse casal trabalhando juntos conseguiram isolar dois novos elementos químicos. O Polônio, em homenagem ao seu pais nativo e o Rádio, pela sua Intensa radioatividade.
Junto com Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel, Marie recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903 “em reconhecimento pelos extraordinários serviços obticos em suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel”.
Foi a primeira mulher a receber o Nobel.
Mas não para por ai, em 1911 ela recebe o Nobel de Química “em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pelo descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento”. Ela recebeu o premio Nobel de Química no mesmo ano em que a Academia de Ciências de Paris a rejeitou para sócia, após ter perdido a votação por um voto.
Como deu pra reparar ela adorava ser a primeira, foi a primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel em campos diferentes e a única a ter dois Nobel nas áreas cientificas.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos. Em 1921 visitou os Estados Unidos, onde foi recebida triunfalmente. O motivo da viagem era arrecadar fundos para a pesquisa.
Marie Curie morreu perto de Salanches, França, em 1934 de leucemia, conseqüência de sua exposição maciça a radiação durante seu trabalho. Um ano após sua morte sua filha mais velha, Irene Joliot-Curie, também recebeu o Prêmio Nobel de Química.
O seu livro “Radioactivité” (escrito ao longo de vários anos), publicado a título póstumo, é considerado um dos documentos fundadores dos estudos relacionados com a Radiatividade clássica.

Minha fonte, e que tb lugar pra saber mais sobre essa mulher maravilhosa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie


Notas do Reverendo:
Me lembrei dessa ilustre senhora quando estava no HORDA (Um bar aqui da minha cidade) e lá tocou Radioactivit (musica do Kraftwerk), ai começamos a rir pois o bar fica no Setor Aeroporto, próximo ao local onde aconteceu o acidente do
Césio-137. Numa parte da musica é o titulo do post, mas notei que ninquem ali conhecia a Madame Curie.

BlogBlogs.Com.Br

13 comentários:

Unknown disse...

Mulheres avante!

=D
Adorei a pequena biografia dessa musa da química!

Abraços

Raoni Frizzo disse...

Cara, que biografia maneira! Muito massa! Não conhecia muito sobre a vida da Marie Curie. Hoje pude comprovar que ela uma verdaeira batalhadora e gênia. Se não me engano, aqui no Brasil existiu (ou existe ainda) uma revista com o nome dela.

César Schuler disse...

\o/

Patty disse...

Parabéns! Não conhecia a Madame Curie e nem a história dela. Gostei muito de saber!
Beijinhos!!!:)

Lucas R. de Ávila disse...

Fazer algo pela humanidade, esse deveria ser o lema de todos.

Skooth disse...

Legal! \o/

Adalberto Duarte disse...

Interessante, mais uma dose de conhecimento científico para preencher a minha biblioteca mental.

Tudo sobre o Exame de Ordem disse...

Tinha que cuidar o que essa mulher fazia para cozinhar, com esse conhecimento podia ser perigoso.

Alexandre disse...

Mas convenhamos, difícil alguém conhece-la mesmo.

Wanderson "Wans" disse...

Mrs. Curie é um fenômeno químico/físico hein?!?!
Esse post nos lembra o quanto ou onde podemos chegar com persistência. Vale lembrar que na época em questão e ainda hoje as mulheres não recebiam o devido reconhecimento.
Um grande abraço Reverendo.

Anônimo disse...

Fantásico, me lembro bem da nossa conversa onde falávamos de o Césio 137 ter sido 'detonado' aqui no Setor Aeroporto e a música Radio Activität do Kraftwerk, mas também não conhecia essa mulher maravilosa, Parabéns!!

Fernanda Alves disse...

Uou, Madame Curie com certeza é um exemplo! :D
gostei de saber algumas coisas a mais sobre ela...

;*

CORAL ASSIS CHATEAUBRIAND disse...

Uau!

É só pq é mulher!Certeza!!!