terça-feira, 16 de outubro de 2007

Horário De Verão, que diabos eu ganho com isso?!?!?


Meus irmãos e irmãs, tenho dois males que me atormentam bastante. Primeiro esse calor infernal em que me encontro, acho que o cerrado esta se vingando de nos humanos predadores sem noção. O segundo se chama Horário de Verão.

E pergunto a vocês, isso ajuda alguém em alguma coisa?!?!?!
O Horário de Verão, para os gringos Daylight Saving Time (DST), é um horário usado somente em um período do ano, sendo geralmente uma hora a mais do tempo oficial. Esse horário tem como função poupar o consumo de energia aproveitando mais o tempo de luz diurna, mas isso somente ocorre em lugares distantes do equador. Sim, em verdade voz digo vivemos no cominho do Sol, próximos ao Paralelo do Equador,o grao zero das linhas imaginarias que cortam o planeta horizontalmente. E nossa proximidade com esse caminho faz que não tenhamos estações do ano bem definidas, logo não temos variações significativas da duração do dia no Verão. O que acontece aqui é que somente jogamos o crepúsculo para uma hora mais tarde ( Wiiiiiii... Economizamos energia), mas ganhamos uma hora escura de manhã por que o nascer do Sol também fica mais tarde (Grande economia!!!)

Os argumentos a favor do Horário de Verão se apóiam principalmente no desafogar dos horários de pico de consumo de energia, já que ninguém engole mais essa de economia de energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), "O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria (provavelmente eles nunca trabalharam no comércio e/ou na indústria), cujo montante se reduz após as 18 horas."

Mas nosso Natal, a maior festa comercial do mundo ocidental e realizado no Verão. Engraçado que é uma data associada ao clima europeu, assim veio imposta aqui numa data errada (as tradicionais culturas pré-cristas européias associavam o nascimento de divindades ao fim do inverno). Assim do que adianta falar em desafogar o Sistema Interligado Nacional de Energia fazendo industria e comercio fechar antes de se utilizar a iluminação se nessa época do ano as demandas comerciais fazem com que a industria e o comercio fiquem mais tempos em funcionamento?!?!? Podem reparar que as industrias produzem mais no fim de ano, e o comercio fica aberto até mais tarde para atender outros trabalhadores que nos horários comerciais não podem fazer suas compras de fim de ano.
E as luzes natalinas da decoração publica e privada?!?!?! Nem falo mais nada, tudo eu sou ateu,herege, anticristão, ranzinza...Aconselhado pelos meus advogados em assuntos sobre comemorações religiosas nada a declarar.

Só temos uma verdadeira alteração com isso tudo, a fisiológica. Temos que mudar nossos hábitos para um novo horário que quando nos adaptarmos a ele, voltaremos ao horário oficial do Brasil. Por sorte somos jovens (ou não velhos o bastante) para sermos mais afetados com essas mudanças bruscas fisiológicas.

14 comentários:

JulianaGomes disse...

Só sei de uma coisa: ODEIO horário de verão! HAUHA mas muito interessante o post! Achava q servia só pra atormentar hauha x)

bjo

Isis Silva disse...

kpoaksoaksoa

horário de verão num táá com nadaa!
rsrs

ainda bem q aki na Bahiaa estamoss SEM ELE!! rss

mass eh isso aí!

-bejúú

Rafael Filho disse...

Eu realmente odeio demais horário de verão principalmente quando tem que aordar digamos uma hora mais cedo do horário normal para ir á escola e o que eu ganho com isso?! Nada hehe mas não há como escapar..

Reverendo FerAuZ disse...

Segundo coisas que eu estava lendo ai sobre o "marditú" horario. Ele pertuba tb quem não esta no horario de verão. Pois os programas mudam seus horarios (pra mim nada a ver não vejo tv msm)e os bancos mudam seu horario de atendimento para se sincronisar com os outros bancos de dados deles no país todo.
O ideal seria não ter, é uma inutilidade.

Mikael Ferreira disse...

kra pra te falar no meu estado nem tem


huauahahuaha


mas fazer o que né é a vida

abraçO

Marina disse...

Caramba, você escreve muito bem! De verdade!
E...concordo com você no que diz respeito ao horário de verão não economizar energia. Mas dá pra notar uma certa diferença durante o dia, com o horário em que o sol se põe.
Sobre o natal e os costumes importados pra cá, também concordo. Afinal, aquele papai noel de barba branca e roupa vermelha, nada mais é que propaganda da Coca-cola! Vocês já devem saber.
Bom...um beijão e tudo de bom.

Tiago Soarez disse...

HAHAHAHHAHA

meus irmãos e minhas irmãs foi ótimo! hehehehe!!!

mas honestamente? não tenho nada contra ao horário de verão... é claro que prefiro o horário "normal", mas odiando ou não, isso não vai mudar mta coisa, né?

excelente post, excelente blog!

voltarei mais vezes,

abçs

hatakedanilo disse...

horario de verao é msmo uma merda, ainda mais com este calor que está fazendo, pra conseguir dormir é um custo..

e respondendo sua pergunta no meu blog, vc pode sim indicar para blogs que ja recberam o selo, só desculpe pela demora, é que eu estava bem sem tempo pra net esses dias

Cesar Fernandes disse...

Bacana o post e sua opinião, mas particulamente não me atrapalha em nada,
parece que a gente vive mais
auhauhuaha

Anônimo disse...

Concordo, com as miríades de lâmpadas acesas na bosta do país inteiro, toda a 'economia' vai para agradar os olhos dos cristãos.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Nessas viradas de horários, o tradicional ao de verão e do verão ao tradicional, sempre pego as minhas contas de energia elétrica e comparo os valores gastos.

Sabe o que constato? Em alguns horários de verão meus gastos são maiores!

Não entendo qual é a vantagem nessas mudanças do relógio...

Abraço

Unknown disse...

O horário de verão foi feito para quem não tem q acordar cedo e pegar um eixão de 0,45 centavos!!!!

Emanuel HenriQue disse...

Massa o texto!
Ainda bem q aqui naum tem o horario
so na tv q as coisas ficam mais cedo!

=D
Muito bom seu post!

Flw cara
Abraço!

CORAL ASSIS CHATEAUBRIAND disse...

Eu acho bom só porque demora chegar o escuro da noite... rs... coisa de criança.

Ta pesquisando bastante pra manter o blog em manim,agora esse em verdade vos digo ninguém merece viu seu pagão!

Interessante Zedd bem legal suas colocações.